domingo, 10 de outubro de 2010

DICIONÁRIO NÁUTICO - Verbete C

CABINA: Alojamento destinado ao comandante, oficiais ou passageiros de um barco. O mesmo que câmara.

CABO: Denominação dada à corda de uso náutico.

CABOTAGEM: Antigamente o termo restringia-se à navegação costeira. Posteriormente a cabotagem dividiu-se entre pequena e grande. A pequena cabotagem refere-se, ainda, à navegação costeira e a grande cabotagem a navegação de longo curso.

CABRESTANTE: Aparelho de forma cilíndrica com eixo vertical, que desprovido de motor, é acionado pela força física de homens ou animais, de modo, a enrolar cabos ou tracionar pesos.

CAÇAR: Ato de puxar a escota de uma vela, no senti do de melhorar sua exposição ao vento.

CADERNAL: É um moitão com dois ou três gornes (roldanas).

CHACREIRA: Tipo de canoas de pranchões com convés. Pode ter cabina para comando. Usada para transportes de cargas. No passado era uma embarcação muito comum no Sul do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente quase desaparecida da navegação. Consta que o nome "chacreira", como era chamada no Sul do Estado, seja derivado do fato que essas embarcações carregavam hortaliças e demais produtos das chácaras de agricultores portugueses nas ilhas próximas a cidade do Rio Grande, para onde demandavam em busca do mercado.

CALADO: É a profundidade de água necessária para a flutuação de um barco. Distância que vai da linha da água até a parte inferior da quilha.

CAMBADA: Virada de bordo de um veleiro, recebendo vento pela popa. O mesmo que jibe.

CARAMANCHÃO: Denominação dada nos antigos iates ao espaço à popa, onde fica o timão ou roda de leme. É o local onde ficam os aparelhos de governo da embarcação e seu centro de comando. Equivale ao cockipt dos modernos iates de lazer.

CARTANÁUTICA: Representação gráfica de uma área de águas navegáveis. Mostra os meridianos de latitude e longitude. Informa os navegadores sobre a profundidade das águas, faróis, bóias, perigos submersos, etc.

CARANGUEJA: Verga que se projeta do mastro em ângulo e sustenta a vela ou velas principais em barcos desse tipo de armação tradicional.

CASCO: É o corpo de um barco sem mastros, velas, estais ou qualquer outro elemento que compõe uma embarcação.

CAT: É o tipo mais primário de barco, cujo único mastro fica próximo à proa, carregando apenas uma vela. Espécie de barco ideal para iniciantes.

CONVÉIS: É o pavimento de uma embarcação.

CORRIMÃO: Peça de madeira dos antigos iates que se estendia pela parte superior da amurada.

COSTADO: Parte externa do casco de um barco.

COSTURA DE MÃO: É uma alça que resulta da dobra de um cabo, sendo que o chicote após a formação da alça é costurado no próprio cabo.

CUNHO: Peça de madeira ou metal, onde se prendem escotas ou adriças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário